top of page

MEUS PROJETOS DA FACULDADE - ARQUITETURA E URBANISMO

1º SEMESTRE

PRIMEIRO PROJETO LAUP I: RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR

PLANTA BAIXA

IMPLANTAÇÃO

Estas imagens são a planta baixa e implantação de um projeto unifamiliar que eu e minha amiga, Isabela, fizemos para a matéria de LAUP I (Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo), essa é a famosa matéria que todos dizem "você vai se matar para entregar um projeto" e SIM você vai ahahah, nesse primeiro projeto, já sentimos que temos muito a fazer!! O segredo é se dedicar todos os dias (todos mesmo). Como eu disse, era uma residencia unifamiliar, ou seja, para uma unica familia, onde os usuários seriam um pai, uma mãe e uma filha, mas cada membro tinha seus hobbies e nós tinhamos que conciliar a residencia com os hobbies da familia! 

ATIVIDADE DE MEIOS DE EXPRESSÃO E REPRESENTAÇÃO: USAR TÉCNICAS DE DESENHO COMO PERSPECTIVA, LUZ E SOMBRA, ETC.

Este foi um trabalho feito para a matéria: meios de expressão e representação, Nesta matéria vocês irão aprender tudo sobre tecnicas de desenho, irão aprender a desenhar árvores, pessoas, carros, técnicas de como deixar as cores do ambiente em harmonia, usando o circulo cromático, ponto de fuga, proporção e muito mais! Para essa atividade tinhamos que criar um desenho em perspectiva, com luz e sombra e lápis de cor. 

TRABALHO INFORMÁTICA APLICADA À ARQUITETURA: MINHA CASA VILLA VERDE.

O projeto Villa Verde é um projeto MARAVILHOSO criado em 2010 pelo arquiteto Alejandro Aravena, construído em Contituición, no Chile. A Arauco, uma empresa florestal que, por acaso, também faz chapas de MDF, convidou o grupo (Elemental) para se juntar a eles e poderem planejar uma moradia para que seus trabalhadores tivessem sua própria casa. Eles pegaram a metragem do terreno, dividiram em 2 partes e em uma delas construiram um sobrado onde havia: 1 cozinha, 1 banheiro (parte inferior) e 2 dormitórios (parte superior). A outra metade o usuário poderia construir da maneira que quisesse, desse modo, todas as casas eram iguais, mas cada uma com um aspecto diferente, ou seja, cada uma com a cara do usuário/morador. Aravena até ganhou o prêmio Pritzker  (que é tipo o nobel da arquitetura) por um de seus trabalhos incríveis!!

PARTE INFERIOR

PARTE SUPERIOR

Nosso objetivo para o trabalho era criar a parte onde não foi construida nas casas

Projeto original.

Projeto que criamos baseado no original.

2º SEMESTRE

PROJETO 40M - ARQUITETURA DE INTERIORES

Para abrir o 2º semestre, trago o projeto de 40m² que tivemos que fazer para a matéria: Arquitetura de Interiores.

O projeto era individual e nós tínhamos que desenvolver um projeto que tivesse 40m² podendo colocar o que quiséssemos, como dormitórios, banheiro, cozinha e sala (poderia até colocar uma varanda). Irei deixar algumas fotos do meu projeto aqui embaixo, espero que gostem! :D

CORTE B

CORTE D

CORTE C

PLANTA BAIXA

CORTE A

CORTE A

CORTE B

CORTE C

CORTE D

LAUP II - RESIDENCIA UNIFAMILIAR 2 PAVIMENTOS

Primeiramente, gostaria de começar esse post pedindo desculpas, não consegui postar absolutamente nada do que fizemos no 2º semestre do curso, mas ok, é o que o LAUP faz com a gente, nos deixa sem tempo para pensar em mais nada hahahaha, maaas aqui estou eu novamente para trazer o "projetinho" de LAUP II...

 

Nesse projeto já começamos a desenvolver algo para um terreno REAL, pois diferente do LAUP I nós fizemos um projeto em um terreno imaginário e sem curvas de nível, era um terreno simples e plano. Além de ser um projeto em um terreno de declive, era uma residência com 2 pavimentos.

Começamos com a maquete do terreno feito nas curvas de nível já existentes, para fazer as curvas de nível usamos papel paraná, e já vou logo avisando se você quer ser estudante de arquitetura vai usar muito ele ahahah...

Olhando assim parace ser bem trabalhoso e realmente é, mas quando você pega o jeito se torna algo mais tranquilo para se fazer, pois na verdade a pior parte é colocar a maquete do seu projeto nessas curvas de nível.

A segunda parte foi montar as pranchas e por enquanto (no 1º e 2º LAUP) nós fizemos os desenhos das pranchas a mão, somente no 3º LAUP que começamos a mexer no AutoCAD. É realmente muito trabalhoso você desenhar tudo em 2 folhas de papel arroz A1, mas fica lindo!!

Na prancha você tem que organizar todo o espaço para que você consiga colocar o MÁXIMO DE INFORMAÇÃO POSSÍVEL pra poder mostrar a sua ideia de projeto.

Nas pranchas você deve colocar: planta de todos os pavimentos (se houver mais de 1), cortes (de preferência em áreas molhadas como cozinha e banheiro), curvas de nível do terreno, cálculos de CO e AC, informações de mobiliário urbano, mapa da região no entorno a sua construção indicando áreas de comercio, ruas principais, áreas residenciais e arborização (tudo com legenda) e MUITO MAIS, lembrando que essas duas pranchas enormes são somente da P1.

Para a P2 tínhamos que fazer a segunda parte das pranchas e também implantar nosso projeto na maquete de curvas de nível para apresentar em sala. Não tivemos tempo para tirar foto da prancha inteira, mas tiramos foto das plantas com as medidas.

PAVIMENTO INFERIOR

PAVIMENTO SUPERIOR

Por fim, fizemos a maquete do nosso projeto...

Para implantar nosso projeto nas curvas de nível foi bem chatinho! Nós tivemos que cortar toda a parte que usaríamos no terreno para "encaixar" o projeto e deixar a parte da casa plana. Nós conseguimos aproveitar o declive do terreno para fazer a cozinha na parte inferior do mesmo. Como era nosso primeiro terreno com desnível, foi difícil entender como tudo funcionava, mas no fim deu tudo certo e NÓS AMAMOS!! :D

bottom of page